Saudações da Confraria de Nossa Senhora do Terço

Seja Bem-Vindo!

Encontrará, ao visitar esta página, um resumo do passado da Confraria e do Convento Beneditino que a acolheu desde 15 de Novembro de 1846. Não esquecemos o presente e especialmente o futuro desta Igreja impar.

Ao colocarmos a Confraria de Nossa Senhora do Terço à distância de um clic, usando as técnicas informáticas, estamos a tentar ajudar o homem que, pela técnica domina o universo, não perca o governo do seu universo interior.

O mundo moderno é sublime, e não somente não temos o direito de travar a sua fulgurante progressão como temos o dever de colaborar nela em vez de nos afastarmos.

A Confraria de Nossa Senhora do Terço, ao propor-se executar este site, pretende levar aos barcelenses espalhados pelo mundo, a memória passada, a vida presente e os projectos para o futuro desta jóia do património artístico / religioso de Barcelos.

Convidámo-lo a parar, a reflectir sobre o mundo de ontem e o de hoje, sobre o que "construíram" os nossos antepassados e o que fazemos hoje. É necessário que o homem refaça a sua própria síntese, se quiser viver e agir. O homem só, que se basta a si próprio, não se concebe.

Ao passear por estas páginas esperamos que, Nossa Senhora do Terço e São Bento, permitam que conheçamos e nos integremos melhor na realidade da nossa paróquia de "Santa Maria Maior de Barcelos".

Bem haja!

A Mesa da Confraria.

Église Bénédictine NOTRE-DAME DU TERÇO, BARCELOS

Elle fait partie de l'ancien couvent des soeurs bénédictines, qui date du début du 18 siècle. Avec la loi de 1834, le monastère a été vendu et complètement restructuré. Il n'en reste que l'église, livrée aux soins de la Confrérie de Notre-Dame du Terço, et le portail de l'ancien couvent.

Malgré son extérieur modeste, l'église nous présente un espace intérieur éblouissant en effet, les mosaïques qui couvrent tous ses murs, la taille remarquable de ses trois autels et les peintures de son plafond font de cette église l'un des plus denses et excellents intérieurs baroques du Portugal. Son importance pour l'art baroque advient surtout de ses panneaux de mosaïques de bleus et blancs, de 1713, qui recréent des épisodes de la vie de S. Benoît et qui représentent des emblèmes moralisants.

On y trouve des images comme celle de Notre-Dame du Terço, en bois, du 19 siècle; une sculpture de Notre-Dame de l'Abadie, en pierre «ançã», du milieu du 16 siècle; ou aussi un Christ Crucifié, datant peut-être du 15 siècle.

Benedictine Church of OUR LADY OF THE TERÇO, BARCELOS

This church is part of the old Benedictine nunnery and was buit in the early 18 th century. In 1834, it was sold by force of law. It was then totally changed and the only thing that was left of the old nunnery was the church.

The Brotherhood of Our lady of the Rosary is now responsible for its administration. Despite its modest outside appearance, it has a magnificent inner space - it is one of the most excellent and dense Rococo insides in Portugal - due to the amount of tiles that cover all the walls, its three gilded altars and ceiling paintings. Its importance in Rococo art in Portugal comes mainly from its blue and white tile panels, dated 1713, showing scenes of St. Benedict's life and morality metaphors.

Among others, there are sculptures of Our Lady of The Rosary, dated 19 th century, a stone sculpture of Our Lady of the Abbey, dated 16 th century and one of Christ on the cross, that may be from the 15 th century.

Nós em notícia

IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa