300 Anos da Igreja do Terço

6 e 7 de Julho de 2013. Mostra de artesanato, de 4 a 9 de Julho, na sala Gótica da CMB
300 ANOS DA IGREJA BENEDITINA DE NOSSA SENHORA DO TERÇO

No próximo dia 7 de Julho de 2013, assinalam-se os 300 anos da vinda das freiras beneditinas para o Mosteiro de Barcelos, do qual resta apenas a igreja que hoje se denomina Igreja Beneditina de Nossa Senhora do Terço, gerida pela Confraria do mesmo nome.

Destacamos do programa de comemorações:

1. Adoração eucarística, no Sábado, dia 6 de Julho, das 15.00 às 17.00.

2. À noite, haverá uma Caminhada a S. Bento da Várzea, com saída da Igreja do Terço às 21.00 e chegada prevista às 22.15, seguindo-se um momento de oração e uma explicação do culto a S. Bento que ali se realiza, bem como ao património paroquial ligado a S. Bento.

3. No Domingo, dia 7 de Julho, o grande acto de encerramento será às 17.00, com a chegado dos monges e monjas de Singeverga ao templo do Senhor da Cruz.

Dali seguir-se-á uma procissão para a Igreja do Terço, onde será celebrada a missa solene com vésperas, presidindo D. Luís Aranha, ex-abade de Singeverga, dada a impossibilidade de estar presente o senhor Arcebispo, que se fará representar por uma mensagem escrita, dado estar em Lisboa na tomada de posse do novo patriarca.
A eucaristia será animada pelo Coro de Câmara de Barcelos.

Em momento adequado, será inaugurado o Púlpito Barroco que está a ser restaurado com o patrocínio da Câmara Municipal de Barcelos.

4. Ao mesmo tempo, vai decorrer, na Sala Gótica da Câmara Municipal de Barcelos, de 4 a 9 de Julho de 2013, uma mostra de artesanato alusiva à Igreja Beneditina, sob o tema “ARTESÃOS DESCOBREM O TERÇO”.
Autor: Igreja do Terço
Fonte: Igreja do Terço