IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa

20 de Setembro de 2014

IV Festival Internacional de Polifonia Portuguesa
20 Setembro de 2014
18h00 – Igreja (Beneditina) Nossa Senhora do Terço, Barcelos

A Fundação Cupertino de Miranda vai realizar, pelo 4º ano consecutivo, o Festival Internacional de Polifonia Portuguesa (FIPP), com a participação da Cappella Musical Cupertino de Miranda e de dois importantes nomes da música internacional, Arianna Savall (harpista) e John Butt (organista), realizando uma sucessão de 9 concertos, 9 visitas guiadas e 1 seminário, com entrada gratuita.

Este Festival prossegue a divulgação do reportório da Polifonia Portuguesa, nomeadamente dos séculos XVI e XVII. Nesta 4ª edição, o FIPP expande a sua programação a Vila do Conde, que passa também a ser palco deste Festival com concerto e visita guiada na Igreja Matriz. Passará, ainda, por Vila Nova de Famalicão (Igreja de Santa Maria de Landim), Braga (Igreja do Bom Jesus, Igreja do Mosteiro de Tibães e Igreja de São Victor), Barcelos (Igreja Nossa Senhora do Terço), Amarante (Igreja de São Gonçalo) e Porto (Igreja de São Francisco e Igreja de São Lourenço).
 
Incluímos na programação um seminário com especialistas da área da música e da arquitetura barroca, a realizar na Reitoria da Universidade do Porto, intitulado “O Barroco e a Polifonia em Portugal”. Conta com a participação de José Abreu, Eugénio Amorim, José Manuel Tedim, Gonçalo Vasconcelos e Sousa e José Ferrão Afonso.
 
No dia 25 de setembro, na Igreja de São Lourenço (também conhecida por Igreja dos Grilos) o ator Luís Miguel Cintra declamará um Sermão do Padre António Vieira.
 
Nesta 4ª edição do FIPP, a Cappella Musical Cupertino de Miranda apresenta uma seleção de composições de músicos portugueses de projecção internacional.
Sob a direcção artística de Luís Toscano, a programação incluirá obras de Pedro de Cristo (c.1550-1618), Manuel Cardoso (1566-1650), Estêvão de Brito (c.1575-1641), [Afonso Perea] Bernal (séc. XVI), entre outros.
Nos concertos partilhados com Arianna Savall e John Butt serão apresentadas obras especialmente preparadas em conjunto para este Festival.
 
À semelhança dos anos anteriores será editado um livro com textos sobre a polifonia portuguesa e com informação sobre os monumentos onde se realizam os concertos.

ARIANNA SAVALL

Autor: Igreja do Terço
Fonte: interna
Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014 - 23:15:10

Notícias relacionadas
07-07-2013: SER IGREJA
07-07-2013: MISSAS NO VERÃO
Comentar Imprimir  |   Voltar...